Sublime…

… Ou “a razão pela qual precisamos de jornalistas que não trabalhem no DN”.

Ou ainda: “Duas razões pelas quais é possível dizer sem parecer mal que José Sócrates não tem um pingo de vergonha na cara.”

A primeira está bem explicada aqui. A segunda deixo aqui em baixo. Retirado da entrevista em que Sócrates, já sob o efeito de um ou outro Lexotan, se congratula com os excelentes resultados obtidos na educação durante o “reinado” de Maria de Lurdes Rodrigues.

“(…) Quais foram as medidas que contribuíram para a melhoria destes resultados?

Em 2005, a primeira medida foi as aulas de substituição e levámos com uma greve dos professores aos exames e com todos os partidos contra. A segunda medida foi a escola a tempo inteiro.

Mas os alunos com 15 anos, em 2009, não beneficiaram da escola a tempo inteiro ou do inglês no 1.º ciclo.

Isso é verdade, irão beneficiar [outros]. Mas há muitas outras. Qual foi a grande mudança? O ensino profissional e não desistir dos que queriam abandonar a escola. Entre 1995 e 2005 baixamos o abandono e insucesso escolar e o ensino profissional foi a medida que contribuiu para isso. Há 20 anos que a OCDE nos dizia: “Por favor, tenham ensino profissional.” Nós no fundo reparámos um erro da democracia. Foi a medida mais poderosa que tivemos. Fomos acusados de sacrificar a qualidade do ensino e a conclusão mais evidente deste relatório é que a inclusão foi conseguida sem nenhum prejuízo da qualidade porque o que demonstra é que os nossos alunos sabem fazer mais e mais coisas, como diz o relatório. Esta é a prova dos nove: os nossos alunos sabem mais…”

 

 

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s