Uma sugestão literária…

A Festa do Chibo é um retrato poderoso e intenso do peruano Mario Vargas Llosa, baseado na implacável ditadura de Rafael Trujillo na República Dominicana (1939-1961). Percorrendo em paralelo o rumo do próprio Trujillo, dos seus conspiradores e, vários anos depois, da filha de um trujillista caído em desgraça, o livro explora de forma veemente a cultura de medo, vassalagem e servidão criada pelo ditador (absolutamente perturbadoras as cenas envolvendo a oferta sexual de Uranita Cabral ao chefe), a tortura diabólica, o lado mais psicológico do regime despótico, a hipocrisia das administrações americanas e da igreja católica em relação aos direitos humanos (embora não seja uma novidade) ou os truques oportunistas daqueles que se “adaptaram” no pós Era Trujillo (ou o “Triunfo dos Porcos”, citando Orwell). É uma obra extensa, mas dada a linguagem fluente e a intensidade da história, lê-se com uma enorme facilidade. Leitura (mais que) obrigatória

“Trujillo é um filho da puta. Mas ele é nosso filho da puta”,  Cordell Hull, Secretário de Estado Norte-Americano (1933-1944) e Prémio Nobel da Paz (1945)

Advertisement
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Uma sugestão literária…

  1. Brutal! Ia começar esse para a semana, ouço dizer que é dos melhores do Llosa!
    Começo logo assim que acabar o que estou a ler agora, que aproveito para recomendar: “Um Mundo sem Regras”, de Amin Maalouf. Do mesmo autor, sugiro ainda “Cruzadas vista pelos Arábes” e, sobretudo, “Samarcanda” que consta entre os meus livros preferidos.

  2. Em Portugal ha muitos chibos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s