Bandarra – Bandarra

No meio de uma espessa bruma de “I got a feeling(s)” e de re-re-re-re-repetições do single dos “Per7ume” eis que chega ao continente, vindo das “Ilhas de Bruma” um projecto fresco: o álbum dos Bandarra, uma banda portuguesa do Faial que não é mais do que a mistura improvável de uma série de estilos, criando definitivamente um próprio, cheio de ironia, sarcasmo, autocrítica e uma sonoridade única, misturando instrumentos tradicionais com instrumentos amplificados e regando com muito vinho (do Pico, presume-se).

Cantando exclusivamente em português mostram que é fácil contornar a moda david-fonsequiana com letras que entram facilmente no ouvido sobre temas variados: “Sabem lá”, um tema sobre as vantagens e desvantagens de viver numa das ilhas mais pequenas dos Açores, ainda por cima “sem sabor tropical”; “Terra de nenhures”, o retrato mais fiel possível da “raça” portuguesa; “60-70-120”, sobre… a imperfeição.

A vertente instrumental está bastante acima da média da maior parte dos projectos musicais que têm surgido nestes últimos tempos (Deolinda incluídos). É isso que surpreende nos “Bandarra”. Estamos no “Pico” em Agosto a assistir a um espectáculo de um rancho da zona e de repente… sai este coelho da cartola, com melodias elaboradas e a pôr o público açoriano (que obviamente já os tinha descoberto) em delírio. Felizmente têm conseguido actuações por cá (já tocaram no “Avante”) e têm tido agenda, porque não podem desaparecer (seria um crime). Pelo que pude saber conjugam as profissões com este gosto pela música. E que gosto.

Outro ponto a favor (para quem repara nestas coisas): o facto de terem feito arranjos novos para os coros: as músicas ganharam e muito.

Resumindo, são dos projectos portugueses mais carismáticos que tenho encontrado e um grupo a ouvir e seguir, definitivamente. Por que razão não estão nas rádios? Um mistério (ou então não).

Podem adquirir o álbum pela Internet (já o fiz) aqui (ao cuidado de João Torgal). E façam-no, não se vão arrepender. Se quiserem dar uma espreitadela antes de comprar podem fazê-lo aqui.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s