O Que Acaba Por Importar

O Presidente da República acaba de promulgar uma lei com que supostamente não concorda. Isto porque à sua boa maneira não quer “desviar a atenção dos assuntos que realmente importam” (qualquer coisa do género).

Treta.

O Presidente da República promulgou esta lei porque sabe que a maioria de partidos de esquerda com assento parlamentar a fariam passar na mesma. Ao justificar esta bizarra tomada de posição Cavaco meteu-se, a meu ver numa encruzilhada: ou não tem a coragem política (o cargo de PR é também um cargo político, goste-se ou não) de tomar as posições por que se bate; ou decide aquilo que promulga e que veta baseado em critérios de prioridade. Só falta colocar-lhes uma pulseira colorida, como nas urgências.

Cavaco não vetou este diploma porque se o fizesse seria atacado em várias frentes, principalmente depois de o TC se pronunciar contra a suposta inconstitucionalidade da lei. Assim, a meu ver, Cavaco deveria ter tido a coragem de dar razão ao Tribunal Constitucional e admitir que foi motivado apenas e só por questões de princípio que não encontram apoio na CRP. Afirmar que o fez por uma questão de conveniência é uma forma cobarde de não dar o braço a torcer.

Que o PR tinha dúvidas, já sabíamos. Que não era capaz de admitir quando se engana é mais uma manifestação infeliz da sua falta de savoir-faire, que a uns meses do final do seu mandato se torna evidente.

P.S.: o que é engraçado é que os assuntos que Cavaco escolhe para “falar ao país” são invariavelmente o casamento homossexual e o estatuto dos Açores. Como toda a gente sabe, dois temas cruciais no combate à crise económica e ao desemprego.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s