Petição por Mumia Abu-Jamal e contra a pena de morte

Mumia Abu-Jamal é  um dos mais famosos condenados à morte existentes nos Estados Unidos da América. Lutador incansável pela causa anti-racista, foi incriminado em 1982 por ter supostamente assassinado um polícia em Philadelphia, quando este espancava violentamente o seu irmão. Segundo relatos diversos, o processo foi marcado por enormes irregularidades e por um lógica de profunda discriminaçáo e racismo, uma realidade dramática com uma tradição histórica nos estados mais conservadores norte-americanos (o Mississipi é um dos exemplos mais paradigmáticos). No fundo, é o lado negro da America do sonho, da liberdade e do progresso, tão bem ironizada por Lars Von Trier na inacabada trilogia “America – the land of the opportunities”.

Depois de um caminho sinuoso para travar o processo, marcado por obstáculos bem perversos, pelo activismo de Mumia na defesa dos direitos humanos, por diversas manifestações populares e por fortes apelos de clemência das mais variadas instituições e personalidades famosas, esta condenação à morte foi cancelada em 2008, sendo transformada provisoriamente em pena pérpétua e havendo lugar a um novo julgamento. No entanto, houve um volte-face nesta questão e essa decisão foi recentememte anulada. Neste contexto, surgiu no início deste ano uma petição  mundial, dirigida ao Presidente Barack Obama, para definiticamente salvar a vida de Mumia Abu-Jabal. Alguns dados complementares sobre este caso e o link para a petição podem se encontrados no seguinte endereço:

          http://cma-j.blogspot.com         

Para além desta situação particular, esta é mais uma oportunidade de denunciar a medida bárbara que é a pena de morte que, para além de outros argumentos fortes para a criticar, matou e continua a matar inúmeros inocentes um pouco por todo o Mundo, fruto de leis eticamente reprováveis, de manipulação de factos ou simplesmente de erros graves de justiça.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s