A Quem Possa Interessar

O “i” de há umas semanas atrás(ou este ou o “Público”) perguntava aos leitores se “achavam que Saramago devia renunciar à nacionalidade portuguesa”. Não consigo perceber qual a maior idiotice: os delírios de Saramago ou este tipo de inquéritos. Na verdade, são uma mania recorrente e servem quase sempre um de dois fins: elaborar a pergunta de forma a que as respostas confirmem uma certa “linha editorial”/ “orientação ideológica” do jornal (isto no caso do “Público” é flagrante) ou apelar aos ímpetos do leitor menos moderado. É certo que a questão já tinha sido abordada por um euro-deputado que ninguém conhece, mas a idiotice da nossa classe política é, quanto a mim, auto-suficiente: não precisa da ajuda dos jornais.

Em segundo lugar, e como já tinha referido Vital Moreira, propor (ainda mais alguém que devia conhecer a Constituição e zelar por ela…) que alguém renuncie à nacionalidade é, digamos… não me ocorre o termo. Mas isto é para ser levado a sério!? Há uns anos, e tanto quanto sei, tentou-se o mesmo com Soares, porque “espezinhou a bandeira”. Logo a bandeira! Podemos ter uma classe política que chafurda na lama que nós pagamos, mas com a bandeirinha e com o hino não se brinca! Viva a Maria da Fonte!

Esta forma peculiar de entender o patriotismo/ nacionalismo, digno de um folhetim do PNR (todos temos um José Pinto Coelho dentro de nós, after all) é revelador da nossa insegurança e de um certo paroquialismo ferreira-leitesco. Como pode Saramago jogar com o baralho todo? Num país cheio de santinhas e capelinhas kitch do estado-novo, fazer comentários deste género é no mínimo uma tentação irresistível. Mas é certo que deve pagar pela blasfémia: na cruz. Ou numa coluna de Vasco Pulido Valente. Se bem que isso seria desumano, não?

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s