Para os indecisos como eu

O www.euprofiler.eu é um site que tem por objectivo ajudar os indecisos a escolher o melhor partido em quem votar, tendo em conta as suas opiniões em vários aspectos importantes para a Europa e para Portugal. Através de um questionário de 30 perguntas, o ‘euprofiler’ traça-nos um perfil político e permite-nos saber de que partidos mais nos aproximamos. As perguntas incluem temas como a imigração, religião, criminalidade e economia (perguntas comuns a toda a Europa), mas também perguntas específicas para Portugal sobre a regionalização e os grandes investimentos como o TGV e o novo aeroporto. Demora 5 minutos e o resultado pode ser interessante e até supreendente.

No meu caso não foi muito. Os partidos de que mais me aproximo são o Partido Humanista, o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista. No Partido Socialista não penso votar porque apesar de concordar com muitas medidas tomadas pelo Governo PS, não concordo nada com a escolha do Vital Moreira. Mais rapidamente voto no PS para as Legislativas. Em relação ao Bloco de Esquerda, tem como cabeça-de-lista o candidato com quem eu mais simpatizo. Parece-me um homem de causas, trabalhador e é, sem dúvida, o melhor elemento do seu partido de moralistas. Mas, por outro lado, não me vejo a votar num homem que defendeu um grupo de selvagens que atearam fogo a um campo de cultivo. Sendo assim, acho que se calhar ainda vou acabar por votar no Luís Filipe Guerra.

Advertisement
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

8 respostas a Para os indecisos como eu

  1. João Torgal diz:

    Perdi 10 minutos da minha existência a tentar responder ao questionário e, de facto, foi perder tempo.

    O meu resultado deu que o partido mais próximo das minhas respostas é o Partido da Terra (logo seguido do PCTP/MRPP, da CDU e do Bloco). Passo a ver os motivos da proximidade e reparo que em muitos aspectos aparece que o partido não tem opinião (que sentido faz isto??) e em outrras grandes causas, como a eutanásia, temos posições completamente divergentes (eu concordo completamente, o partido discorda completamente). Posto isso e fosem quais fossem as circunstâncias, mal parecia que para indecisos como tu, fossem sites como este a escolher a orientação de voto. Mal parecia mesmo.

  2. Miguel Pessoa Vaz diz:

    Então, se fosses mais atento podia ter visto que aquilo faz um apanhado global dos temas e procura as semelhanças com um partido. É obvio que deve ser raro ter tudo coincidente com um só partido. Mas se tens 29 opiniões iguais e a da eutanásia diferente, querias que desse o quê?
    Além disso, o Partido de Terra pode não ter opinião em relação a todas as perguntas, mas outros partidos sim. Ou seja, uma pessoa indecisa entre dois partidos pode clarificar as suas ideias, vendo com qual é que concorda mais nos vários pontos em questão (que são os mais importantes na politica actual).

  3. João Barros diz:

    Serei só eu que não consigo fazer o questionário?

  4. O site até que é interessante! A mim deu-me o Partido da Terra, seguido do Partido Humanista e do PS no mesmo lugar e depois o BE…

  5. O MPT parece-me óptima escolha, dou-vos os meus parabéns!
    É uma pena não terem estrutura para que toda a gente a quem der MPT no quizz vote neles… Eu não excluo essa hipótese, embora não tenha feito o quizz.

  6. José Maria Pimentel diz:

    O MPT, Band, francamente…

  7. José Maria Pimentel diz:

    João Barros, já experimentou usar outro browser?

  8. José Maria Pimentel diz:

    MEP quase certeiro e, um bocadinho ao lado, PSD.

    O questionário está giro, e dá uma perspectiva interessante de todos os temas europeus. Como se vê, não são assim tão poucos!

    No entanto, colocar o MEP ao centro é franco desconhecimento… Mas enfim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s