“Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que isso se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado”.
Karl Marx, “O Capital”, 1867
Vigarice. Marx obviamente nunca escreveu nada disso.
Engraçado. Encontrei a mesma citação, desta vez em inglês:
http://www.freerepublic.com/focus/f-news/2198134/posts
Mas sim, depois de investigado está visto que é “tanga”. Mas fiquei fascinado, só de imaginar que tal coisa fosse possível. Mito urbano de internet. Em todo o caso admiro teres as tuas leituras d’ “O Capital” tão presentes 😛
Lol, com alguma vergonha, confesso que nunca peguei em tal livro na vida. Infelizmente os meus conhecimentos de economia marxista baseiam-se todos na leitura solitária do Anthony Giddens.
De qualquer forma, já tinha lido essa frase na net há uns tempos. E a exactidão da “profecia” adicionada à ideia peregrina de crédito ao consumo em 1867 fizeram logo soar os meus alarmes de tanga. Mas é inacreditável o número de blogs, publicações, revistas, etc, que divulgaram esta “citação”.
Então e a “tecnologia”? Esta é que é a mais incrível! Mas a ideia de inventar uma citação está gira!
Por momentos parecia mais julio verne que marx. Gil, andas bem acompanhado com Giddens.
Já estava a estranhar o sociólogo não elogiar!
José, cale-se, aposto que teve de “googlar” para saber de quem falava. 😉
Em todo o caso, quem teve pachorra e animo para ler o Das Kapital, dizer que o percebeu na integra e que gostou da leitura, so pode ser… louco!