Repto

E que tal um sistema presidencialista para Portugal?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Repto

  1. João Gil diz:

    Acho que conseguias convencer-me com alguma facilidade.

    Pode ser da distância mas estou um bocado… não sei… chocado com o que ouço de Portugal.
    Uma alteração de planeamentos urbanísticos feita 2 dias antes da mudança de Governo, um empresário inglês que se queixa que o governo Português lhe tentou extorquir dinheiro, um primo do PM que admite ter enviado um e-mail a uma empresa a cobrar o favor de uma entrevista pessoal com o Ministro. Hummm…
    No meio disto tudo outra notícia passa despercebida. Um deputado socialista (!!), depois de estudar o procedimento da compra de aviões pela TAP pede publicamente ao PM para que retire os Ministros da Economia e das Obras Públicas da negociação de qualquer grande negócio por “manifesta incompetência”. Ao que parece a Airbus ofereceu compensações às empresas portuguesas num negócio de 2,5 mil milhões de euros. O ministro nunca se deu ao trabalho de responder a aceitar a proposta.

    Não sei… no pasa nada?

  2. José Maria Pimentel diz:

    Bem, antes de mais, também ouvi essa do Lino e é…genial!

    Quanto ao sistema presidencialista…bem, n resolveria tudo, como é evidente. Mas é, na minha opinião, muito mais claro e eficiente.

    Acho inacreditável o modo leviano como convivemos com a manifesta ineficiência do sistema que temos. É quase como se fosse um dado adquirido… depois ficamos entusiasmadíssimos com o modo hábil como o Cavaco se consegue esgueirar por entre as limitações constitucionais e fazer face ao governo. É como se observássemos um trapezista desafiar a gravidade. Só que o paralelo da gravidade – a constituição – pode neste caso ser mudado.

    Acho que basta atentar no sistema francês que, n sendo perfeito, dá, na minha opinião, bastante mais frutos, sendo claro nas funções que atribui ao Presidente e ao Primeiro-Ministro e dando, ao mesmo tempo, liberdade a ambos para desempenharem as suas funções, sem criar as confusões a que estamos habituados…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s