Educação Socratina

 

 

Quase 4 anos depois deste governo tomar posse, está na altura de enumerar algumas das medidas levadas a cabo pelos senhores de cima, com a ajuda dos seus sempre leais secretários de Estado e com a natural conivência e aprovação do primeiro ministro. Aqui vão então algumas decisões tomadas ou declaradas:

gigantescos cortes orçamentais no ensino superior;
– o fim da democraticidade interna nas Universidades e nos agrupamentos de escolas básicas e secundárias, com o aumento da preponderância de gestores e outras entidades privadas na sua direcção;
– o fim dos estágios remunerados no ensino básico e secundário, o que faz com que, através da propinas, os estagiários paguem para trabalhar;
– a aprovação de um Estatuto da Carreira Docente que divide de forma artificial os professores em classes;
– a tão defendida avaliação de desempenho docente que, ao invés de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, só enche a escola de burocracia claustrofóbica e tem como único objectivo a poupança de fundos estatais.
– a cultura da pura propaganda, com “Magalhães”, quadros interactivos, aulas de substituição e toda uma panóplia de ideias aparentemente milagrosas, que pouco ou nada contribuem para a melhoria do ensino;
– uma lógica onde impera o facilitismo, onde os exames são cada vez mais simplificados e onde há uma preocupação maior com as estatísticas do que com o real mérito e com a qualidade de ensino, fabricando-se um sucesso ilusório e não real;

A acompanhar este tipo de medidas apresentadas há todo um estilo de fazer política marcado pela arrogância, autoritarismo, falta de ética, autismo, desrespeito absoluto pela vontade popular e mentira sem pudor, quais iluminados e déspotas, donos e senhores da verdade única e inatingível para o comum mortal.

Moral da história, o objectivo deste governo é…:

ENTERRAR O ENSINO PÚBLICO

Assim sendo, não me canso de repetir a seguinte pergunta:

Como é que, quando em outros sectores governamentais a situação é provavelmente idêntica, há quem ainda chame a esta gente socialista????

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

4 respostas a Educação Socratina

  1. Citadina diz:

    Muito bem!! Excelente post.
    As simple as that, as sad as that.

  2. André Amado Belo diz:

    Viva!!

    Este governo não é socialista. Com toda essa arrogância e autoritarismo que referes, o executivo tem praticado politicas de direita. Perdeu a sua identidade. Anulou a (deficiente) oposição do PSD e está a provocar dissidentes no próprio partido, como por exemplo, o de Manuel Alegre.

    PS: E claro, é óbvio que concordo quando ao facto do mesmo governo estar a “enterrar o ensino público”.

    Boas Festas!!

  3. Anelar diz:

    Óptimo post…Este é, de facto, o estado da nação..Socialismo, sim, mas muito pouco

    Anelar

  4. João Torgal diz:

    Agradeço os vossos elogios, mas infelizmente o meu post não é, de facto, mais do que uma descrição, nua e crua, do real. Antes não fosse…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s