Dúvida

Um daltónico é, supostamente, alguém que confunde cores.

Vamos tomar o exemplo de um daltónico que troca o castanho com o amarelo.

Sendo assim – e no caso de o ser de nascença – não seria suposto que dificilmente descobrisse de que padecia desta particularidade?

As palavras que dão nome as cores nada têm a ver com elas, a não ser a ligação que a cultura e a língua lhe atribui. Por isso, se um daltónico vê algo castanho que os outros dizem ser amarelo, automaticamente categorizará aquela cor como amarelo. Daí por diante, portanto, não terá problemas confundindo cores.

Se isto for verdade, como sabe um daltónico que o é?

Vejo duas soluções:

– A confusão não é inteiramente correspondente, ou seja, o verde claro e o verde escuro, por exemplo, não serão para um daltónico a mesma cor;

ou

-Descobre por achar clara uma cor que é escura

Alguém me esclarece?

P.S. Erro crasso corrigido

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

7 respostas a Dúvida

  1. João Gil diz:

    Na realidade, se percebi bem a tua dúvida, não é uma coisa nem outra. O daltonismo manifesta-se pela impossibilidade de distinguir cores primárias e não pela sua “troca”. Por exemplo, um daltónico não vê o verde como vermelho e vice-versa, apenas não consegue distinguir qualquer diferença entre os dois. O verde o vermelho tornam-se uma mesma cor indistinta. Algo assim…

  2. Dr. Pimentel diz:

    O daltonismo n é tão linear como trocar uma cor por outra, mas numa gradação de uma cor, por ex, ver tudo como a mesma. Ou cores diferentes mas no mesmo tom escuro/claro serem indistinguiveis para o daltonico. Ou ainda a cor que um daltonico atribui hoje a uma cor nao sera a mesma daqui as uns tempos ou, dependendo da luz, vê mais que uma cor.
    O daltonismo acontece sobretudo com a cor castanha (afectação das cores primarias do verde+vermelho) embora haja varios tipos de daltonismo. Acredito no entanto que, em situações raras (muito) se possa verificar alguem nessas condições.

  3. Rita diz:

    Como já foi dito, o daltonismo não se trata de troca de cores. O daltónico não sabe a diferença entre verde e vermelho, por exemplo, pelo que vê sempre a mesma cor sem saber que está a ver uma ou outra…O meu padrinho é daltónico e ele já me disse que não sabe o que é vermelho porque não o vê, penso que vê a cor cinzenta em vez de vermelho.

  4. Rita diz:

    Uma correcção, o daltónico vê castanho e não cinzento, como tinha dito antes

  5. José Maria Pimentel diz:

    Assim faz realmente sentido. O senso comum, pelos vistos, é que tende a ter uma perspectiva romântica sobre o daltonismo!

    Obrigado pela participação em massa. Isto, sim, meus caros, é serviço público! 😛

  6. Pois eu tenho um companheiro que só descobriu que o era quando foi à inspecçao na tropa… lembro-me que a ele sempre lhe fazia confusao a euforia gerada em relaçao às cores..lolol

  7. francisco diz:

    Matuto sobre o que te fará postar sobre o daltonismo…
    Alguma holandesa que te viu a jogar futebol e achou que a tua camisola era do Benfica?
    Ou é essa coisa da bandeira portuguesa e holandesa correrem o risco de não ser identificadas pelos daltónicos e confundidas com a de uma qualquer ex-república soviética?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s