Facilitismo nos exames – assim, não admira que os resultados melhorem

“(…) A questão 3 do grupo II, poderia ser abordada numa aula do nono ano e resolvida por considerações de simples bom senso.

      A questão 5 do grupo II pouco ou nada avalia em termos matemáticos. Testa apenas a destreza no uso da calculadora.

      O grau de dificuldade deste exame é inferior ao do ano passado. O padrão utilizado pelo G.A.V.E. para avaliar o desempenho dos alunos não permite distinguir aqueles que efectivamente trabalham dos que pouco trabalham e não ajuda os professores a incentivarem os alunos a aprofundar os seus conhecimentos.

       A SPM alerta também que modelos de avaliação deste tipo podem confundir tanto os alunos como os professores no futuro, quer as metas a atingir quer nos meios a utilizar. É por isso importante que se adoptem modelos de avaliação que efectivamente reconheçam o esforço, que constituam um desafio para os alunos e que ajudem a identificar e a ultrapassar a fragilidade dos seus conhecimentos de matemática.”

                    Parecer da Sociedade Portuguesa da Matemática (SPM) sobre o exame Nacional de Matemática    

 

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