O regresso do imperialismo russo

Se dúvidas havia sobre quão longe (o quão perto, se o paradigma for a URSS) iria a política de Putin para devolver à Rússia o poder perdido no princípio dos anos 90, os acontecimentos dos últimos anos parecem dissipá-las.

De facto, o governo russo não tem poupado esforços para incrementar a dependência europeia face à sua energia. A sua acção tem-se centrado em diversos aspectos, uns mais diplomáticos que outros.

Uma das principais linhas de acção tem sido a tentativa desenfreada de tomar o poder – de facto ou por interposta pessoa – nos países vizinhos, vias fundamentais para o abastecimento de energia ao velho continente. Em todos os países de leste (Ucrânia, Sérvia, etc…) é comum observar eleições em que a grande disputa se faz entre dois candidatos: um pró-ocidental e um pró-russo.

Contudo, se nestes casos há alguma discrição, o mesmo não se pode dizer de outros. A Geórgia é desses um exemplo paradigmático.  A Rússia tem exercido sobre a Abcásia – território separatista georgiano – uma enorme persuasão no sentido de a anexar às suas fronteiras. O sucesso deste empreendimento seria bastante útil ao gigante de leste. Dada a crescente importância da área no abastecimento energético à Europa, a garantia da segurança no transporte é particularmente cara à Rússia.  Com este fim, Putin (deverei dizer, agora, Medvedev?) detém, facto agora confirmado por um relatório da ONU, tropas no território, com as quais parece mais que disposto a atear uma guerra contra a Geórgia.

Procurando apoios, o pequeno país de leste tem levado a cabo, nos últimos meses, vincados esforços no sentido de aderir – ou obter o apoio – da NATO.

Convém, no entanto, referir que a situação política na Geórgia está longe de ser clara, com as eleições a serem fortemente contestadas pela oposição (apoiada pela Russia, arriscaria especular).

Posto isto, uma possível intervenção do Ocidente/NATO afigura-se bastante delicada.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s