Contra mim falo, que jurei não divulgar mais música que não fosse portuguesa/ cantada em português. Mas penso que estas duas merecem destaque, já que são bandas que conseguiram lançar-se, aparentemente sem ajuda do grande capital. São as duas britânicas. A primeira chama-se “Vincent Vincent and the Villains”.
Ouvi a primeira maquete deles pelo primo de um amigo meu que os conhecia, já lá vão uns dois anos. Pois acabo de reparar que a lançaram um single em Outubro de 2006 e que acabam de lançar o 1º CD, que estupidamente não inclui essa música: “Johnny Two Bands”, uma música hilariante que fala de um membro da banda que descobriram que também tocava noutra. Podem ver o videoclip e ouvi-la aqui. Introduziram algumas alterações na maquete, a meu ver para melhor, principalmente no que toca a segundas vozes e na própria melodia, mais completa pela guitarra eléctrica solada. Recomendo vivamente. Podem… hum… comprar o cd. Mas se decidirem comprá-lo, comprem mesmo. É o que eu farei, pelo menos.
A segunda banda chama-se The Displacements e insere-se mais no punk/ rock britânico do que a anterior, que é mais, digamos, pop (estas catalogações também me irritam um bocado, mas acabam por ser úteis para separar as águas). Com uma forte presença em palco, comprovada aqui por alguns elementos do blog na discoteca Razzmatazz, em Barcelona, são bastante promissores, já que fórmulas idênticas (ex: Arctic Monkeys) provaram dar os seus frutos, também com letras relativamente simples e arranjos não demasiado complexos (a estrutura normal – guitarra solo, guitarra de acordes, baixo, bateria e vocalista). Também já conseguiram editar um single, mas para já é tudo. Podem ouvir algumas músicas aqui.
Obrigado pelas sugestões Pedro.
Vou ouvir.