Na Verdade, Estamos Quase na Finlândia

“(…) O crescimento económico é o mais elevado desde há vários anos, o desemprego deixou de crescer há vários meses e dá sinais de inversão, a protecção social contra a pobreza e o desemprego melhorou (suplemento para pensionistas pobres e subvenção social de desemprego) e os sistemas de saúde e de educação apresentam melhores resultados, etc…”

Vital Moreira, in Causa Nossa

Gosto sobretudo do “etc.”. Já dizia o Luís M. Jorge que é “toda uma escola”. Mas os “melhores resultados” na educação também merecem destaque. Alguém se lembra do que se passou com os exames nacionais do ano passado (pelo menos de matemática)? Pois. Se experimentarem livros para colorir serão ainda melhores…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Actualidade, Governo, Política. ligação permanente.

2 respostas a Na Verdade, Estamos Quase na Finlândia

  1. João Torgal diz:

    Para quem não sabe os melhores resultados na educação (em particular na Matemática) resultam essencialmente de dois factores:

    1. Exames cada vez mais fáceis;
    2. Só faz exame nacional a Matemática (e às outras disciplinas) quem quer Matemática como específica. Quem não quer (ou seja a maior parte dos que têm mais potencial de ter piores notas, por muitos deles se estarem nas tintas para a nota que vão ter) pode fazer o exame a nível de escola que não entra para as contas dos resultados nacionais.

    Ou seja, os melhores resultados devem-se ao facilitismo e não ao rigor e à melhoria do sistema educativo, como nos querem fazer querer.

    Quanto à melhoria na saúde, a que é que se referem? A terem poupado dinheiro no ministério, numa lógica economicista? À melhoria das condições do privado? Só se for isso, porque com o fecho de mil e um estabelcimentos de saúde, não deve ser pela melhoria das condições do serviço nacional de saúde de certeza.

    Mas também, que é que se podia esperar do “Yes Man” do Vital Moreira??
    Um discurso diferente não, com certeza.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s