PCP – democracia

O Partido Comunista Português faz-se regularmente passar por grande defensor da democracia, chegando até a gabar-se de possuir grande mérito na construção da nossa. Será assim?

Esqueçamos os factos do conhecimento geral que ocorreram nos tempos idos do 25 de Abril (PREC) e que puseram Portugal na iminência de resvalar para uma ditadura, tornando-se num obediente satélite da URSS, não fora a coragem e o faro político de Mário Soares (a propósito, para aqueles que diziam que estava senil, o homem tem vindo a mostrar-se duro de roer).

Relembro, sim, factos de um passado menos “notados”:

– O PCP é, segundo os seus estatutos, um partido marxista-leninista. Este facto, por si só, já é revelador. Lenine também teve direito ao seu quinhão de mortes políticas. A realidade, contudo, é ainda mais curiosa. Muitos comunistas levam (ou levavam) a sua ideologia ao derradeiro estado, afirmando-se como Estalinistas. O próprio Álvaro Cunhal o era, dizia-se. Ora, isto, na prática, é o equivalente a haver um Partido de ideologia nazi. Ou não era Estaline, também, um simpático ditador sanguinário?

– No Jornal O Avante é comum verem-se elogios à ex-URSS

– Bernardino Soares, esse rapaz moderado, disse em tempos “não ter a certeza que a Coreia do Norte fosse não fosse uma democracia”. Esperemos que já esteja elucidado.

– Nas duas últimas edições da festa do Avante, o braço político das FARC – essa organização benemérita – foi convidado. “Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és!”

Perante isto, será o PCP democrata?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s